Da viagem ao México, dois empresários trouxeram na bagagem a ideia de produzir aqui no Brasil os picolés tradicionais mexicanos, as chamadas paletas. Assim, nasceu a Los Paleteros. O produto com ingredientes naturais caiu no gosto do brasileiro. Só no ano passado foram vendidas 10 milhões de paletas e a empresa não para de crescer.
Elas têm quase o dobro do tamanho dos picolés tradicionais, são feitas sem conservantes e corantes químicos e viraram uma sensação nos últimos tempos: são as paletas mexicanas.
Em 2012, Gean e o sócio queriam abrir um negócio. Depois de muita pesquisa de mercado, decidiram investir na área de sorvete. Em uma viagem ao México conheceram as paletas, que são os picolés de lá. Pegaram algumas ideias, mas resolveram mudar um pouquinho a receita, para que fosse um produto premium. E assim nasceu a Los Paleteros.
“O que nós fizemos foi pegar esse conceito do produto com aspecto mais artesanal, mais natural e trazer para o Brasil, focando no mercado premium. Ou seja, com as melhores matérias-primas, com um design de qualidade, uma arquitetura diferenciada, um atendimento de qualidade para propiciar para os nossos clientes, não só uma qualidade, mas realmente uma experiência de compra diferenciada”, explica Gean Chu, sócio da Los Paleteros.
A marca oferece 25 opções de sabores, mas alguns nunca saem do cardápio. Mas outros variam de acordo com a época do ano. É uma estratégia para que o consumidor sempre encontre novidades nas lojas.
No inverno do ano passado, foram criados os sabores Romeu e Julieta e Torta de Limão, inspirados em sobremesas caseiras, para que os clientes não relacionassem sorvete apenas com o calor. As paletas custam de R$ 6 a R$ 8. Algumas pessoas já chegam à loja sabendo bem o que querem.
“Eu gosto muito de paçoca, eu vi, experimentei e gostei”, diz um cliente.
A marca tem duas fábricas, no Paraná, que garantem o produto para as 71 lojas. Dessas, 68 são franquias espalhadas pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Para este ano, a expectativa é pela abertura de 75 novas lojas.
“Hoje, nós contamos com cerca de 8 mil pedidos de franquia. Realmente, é um número bastante grande e queremos chegar a novas regiões do Brasil também, intensificar a nossa presença no Centro-Oeste, iniciar uma expansão para o Nordeste também e iniciar uma expansão internacional da Los Paleteros ainda esse ano”, conta o sócio.
O empresário destaca que uma das características do negócio é o rápido atendimento: o cliente chega, escolhe, recebe o produto e vai embora. Em 2014, as vendas alcançaram R$ 70 milhões. Este ano, a previsão é quase dobrar o faturamento.
http://g1.globo.com/globo-news/contacorrente/noticia/2015/01/los-paleteros-faturou-r-70-milhoes-em-2014-e-quer-abrir-75-novas-lojas.html